Base docente: Competências Socioemocionais como aliada

Publicado por: Glícia Favacho

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Atuando em parceria com os educadores ao longo da Transamazônica, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, através do Programa de Educação Ambiental apresentou o seminário “Competências Socioemocionais na educação básica, como trabalhar?”,para a prática docente. A temática tem como um dos principais focos a identificação e o uso de uma matriz de competências específicas para professores. Essa inovação reconhece que o educador mobiliza em seu cotidiano um conjunto de competências e habilidades socioemocionais que se somam aos conhecimentos e práticas institucionais (conteúdos, didática, metodologias), tendo reflexos na sua própria carreira e saúde emocional, assim como também no desenvolvimento pleno dos estudantes.

O processo de criação de competências socioemocionais é um artifício reflexivo, experiencial, interativo e dinâmico, portanto, é fundamental que o professor possa ser o protagonista em seus processos de formação, e não apenas capacitado para aplicar esta temática junto aos alunos, partindo deste princípio os mesmo foram estimulados na prática por meio de dinâmica para reforçar as questões importantes do seminário, como: o respeito ao próximo, empatia, aprender a lidar com as frustrações, emoções no geral, oportunizando a vivência social, se conhecer sobre pressão, seus limites, identificando sua individualidade e a coletividade. E assim podendo partilhar a experiência e aplicação em sala de aula.